Prêmio Jovem Cientista é lançado na Região Norte

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/06/2008

O Prêmio Jovem Cientista lançado hoje na Região Norte, às 9h, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é coordenado pelo Prof. Roberto Dall´Agnol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. O tema desta edição é Educação para reduzir as desigualdades sociais.

Após a apresentação do Prêmio Jovem Cientista, foram realizadas as palestras "Inclusão digital: um desafio amazônico enfrentado pelo Pará", pelo professor Carlos Renato Lisboa Francês, e "Inclusão Social: experiências no campus de Marabá da UFPA e seus ensinamentos", com a professora Hildete Pereira dos Anjos.

O CNPq será representando, na abertura do evento, pelo Prof. Raul Machado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, membro da Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Científica deste Conselho.

Com o objetivo de buscar por meio dos diversos temas abordados a cada ano, soluções para problemas diretamente ligados à população, o prêmio é uma iniciativa conjunta do CNPq, da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho. Cinco categorias são premiadas: Graduado, Estudante de ensino superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional.

Será ainda concedida uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por algum trabalho cuja temática se refira ao tema do prêmio deste ano. Ele será indicado pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

Histórico:

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Inscrições

Podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. Os interessados podem garantir sua participação até o dia 8 de agosto.




Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq

Endereço: